Psicologia das Massas do Fascismo é um livro escrito pelo psicanalista Wilhelm Reich, em 1933. Reich foi um discípulo de Freud e levou a teoria psicanalítica para uma direção mais política e social. No livro, ele tenta entender como as massas podem ser influenciadas a adotar o fascismo, uma forma de governo autoritária que surgiu em vários países, principalmente na Europa, no início do século XX. O autor argumenta que a adoção do fascismo pelas massas pode ser explicada, em parte, por meio de mecanismos psicológicos, como a projeção de medos internos e desejos inconscientes nas figuras de líderes carismáticos e autoritários. Ele também explora o papel da sexualidade reprimida e a estrutura familiar autoritária como fatores que contribuem para a predisposição das massas ao fascismo.
O livro é considerado uma obra importante na tentativa de compreender a relação entre psicologia individual e fenômenos sociais de grande escala.
Nessa resenha reichiana buscaremos compreender os principais conceitos elaborados por Reich na relação entre o individual e o coletivo na formação do inconsciente humano.
Com os psicanalistas Danilo Guerrero e Gimena Feola.
Evento on-line, interativo e gratuito pela plataforma ZOOM
1h30 *com certificado*
dia 28/02 às 19h
Gratuito
Receba as novidades do Instituto Conexões no seu e-mail!
© Instituto Conexões. Todos os direitos reservados.
Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.