Jacques (Marie Émile) Lacan foi um psiquiatra e psicanalista francês que nasceu em 1901 e faleceu em 1981. A ele se deve o surgimento dos psicanalistas Lacanianos, apesar dele nunca ter sido um: “vocês são Lacanianos, eu sou Freudiano”. É considerado um autor difícil, para alguns absolutamente incompreensível, para outros absolutamente intragável. Será que isso é verdade?
Quanto do que ouvimos falar sobre Lacan e suas teorias é mito e quanto é verdade?
O objetivo é mostrar que ao se ultrapassar a barreira do idioma “ Lacanês “ nos deparamos com um pensamento psicanalítico muito rico, original, cientificamente sólido e com uma importância clínica significativa.
Nesses encontros, que se pretende sejam o mais interativo possível, serão trazidos para discussão temas e conceitos como, por exemplo: o estágio do espelho; o inconsciente está estruturado como uma linguagem; o “Outro”; a metáfora paterna; e outros que sejam sugeridos pelos participantes e que o tempo disponível permitir.
Incentiva-se que os participantes tragam relatos como o que abre este texto, para que cada vez mais facilmente se compreenda a utilidade das teorias de Lacan no trabalho clínico e que não há necessidade de se expressar usando o “Lacanês” em itálico do segundo parágrafo.
Docente: José Roberto de Almeida Amazonas
4 encontros on-line e interativo de 90 min cada
10, 17, 24 e 31 de outubro de 2023 - 19h às 20h30
R$ 320,00
Não há, mas noções de conceitos de psicanálise facilitam acompanhar os encontros.
Não. A álgebra de Lacan é um formalismo interessante, mas que não é indispensável para compreender os conceitos psicanalíticos.
Em primeiro lugar, não se trata de um curso, mas de um conjunto de encontros com o objetivo de facilitar o estudo da obra de Lacan; em segundo lugar, o objetivo dos encontros é o esclarecimento dos conceitos propostos e desenvolvidos por Lacan e não uma mera exibição do jargão Lacaniano ou do “Lacanês”; e em terceiro, o conteúdo programático não é rígido, podendo ser modificado pelo interesse demonstrado pelos participantes, por temas não previstos na ementa original.
Há uma garantia de que o participante ao final dos encontros NÃO conhecerá a obra de Lacan, mas terá perdido o medo e se sentirá motivado a conhecer mais dessa obra tão importante.
Receba as novidades do Instituto Conexões no seu e-mail!
© Instituto Conexões. Todos os direitos reservados.
Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.